artesanato com papelão,

Cabideiro Sustentável- Como fazer seu Cabideiro em casa

abril 30, 2017 Débora de Souza 0 Comentários


De tempos em tempos, eu costumo avaliar e ver o que estou precisando para me organizar melhor em casa. E fazendo uma lista para o meu quarto, eu observei que me faltava um cabideiro para pendurar bolsas, roupas e outras coisitas mais.
E lá fui eu atrás de um, pois para mim, este era um item super útil nesta lista. 
O cabideiro que eu queria era  daqueles que ficam de pé, e por aqui só encontrei na madeira, snifff :( , porque na minha cabeça criativa, pensava em uma peça mais diferenciada e charmosinha :). 
Foi então que surgiu aquele PLIM!, olhei para uns Canos de Papelão encostados no canto do Ateliê,
(estes que tinha, consegui em uma loja de tecido, eles são usados para enrolar tecidos), ai logo visualizei o meu Cabideiro, e como Artesã, que graça tem em Comprar Pronto, legal mesmo é fazer 😜, concorda?
Fiquei tão empolgada,  que já fui pegando os canos de papelão e fazendo, nem sabia se ia dar certo, mas tava valendo a ideia ;).
 E ai pensei em dividir esta experiência com vocês, tirei algumas fotos de como fiz o cabideiro, mas vou explicando também.

O que usei:
  • 2 Canos de Papelão
  • Tecido 
  • Cola
  • 3 pedaços de papelão de 28x28
  • estilete

Recortei um dos Canos em 6 pedaços de 25x25, o outro deixei no tamanho que veio que é 1,40 cm.


Nos pedaços pequenos eu fiz estas pontas arredondadas, como está na foto.

No cano grande, usando como modelo as pontas que fiz nos pequenos, desenhei marcações com a caneta em direções opostas(ao redor do cano) e em alturas diferentes.

Abri os buracos com estilete.
----------------

#Da etapa de revestimento dos canos não fotografei, mas é fácil,  só passar cola no cano e envolver com tecido, para acabamento embuti o tecido nas pontas.
#No grande revesti e abri os furos no meio com estilete, embuti os tecidos para dentro também, para o acabamento.
 . Eu escolhi um tecido azul com formas geométricas, gostei bastante.


Depois de revestidos, passei cola branca nas pontas dos canos pequenos, e coloquei nos buracos, até encostar na parede do cano no outro lado. 
Ficado assim ⬇


Para ficar de pé (confesso que foi a parte mais difícil), mas quebrei bastante a cabeça e consegui, ufaa, recortei 3 placas de papelão(o que usei foi papelão de caixa de supermercado mesmo, com ondulação dupla que é mais resistente), colei os pedaços um sobre o outro, após seco, fiz um buraco no meio e colei o cano usando cola de silicone fria, demora um pouco para secar mais fica bem resistente.
Obs: O pé do meu cabideiro eu não revesti com tecido pois queria ver pronto logo, a ansiedade superou o perfeccionismo de todos os detalhes e acabamento que eu gostaria. 
Mas se for se inspirar, antes de colar pode e deve revestir, para ficar perfeito e bem acabado.

E terminado ficou assim: 

Eu gostei bastante do resultado, e está sendo bem útil para mim, sem contar que adoro poder usar  uma peça bem original, alternava e Sustentável, feita por mim.  

Espero ter inspirado você a fazer o seu próprio Cabideiro, bora...
Beijos Criativos,
Até!

0 comentários: